Imagem cedida Nuno Grilo
Mestre Nuno Grilo partilha a experiência da UDCAS no Campeonato Nacional de Kempo e deixa mensagem de orgulho e gratidão a toda a estrutura
A participação da UDCAS no Campeonato Nacional de Kempo foi marcada por superação, espírito de equipa e um desempenho notável que culminou no vice-campeonato nacional. Em conversa com o Fight News Portugal, o treinador Mestre Nuno Grilo fez um balanço completo sobre o evento, os atletas e o trabalho de bastidores que tem vindo a ser desenvolvido com esta equipa dedicada.
FightNews. Mestre Nuno Grilo, como avalia no geral a participação da UDCAS no Campeonato Nacional de Kempo?
A participação desta super equipa da UDCAS-Kempo foi simplesmente uma das melhores e mais exigentes, devido ao nível de competição de maior qualidade, que existe entre as equipas e entre os atletas. Mais uma vez fizemos o nosso trabalho de casa.
Imagem cedida Nuno Grilo
FightNewsQuais eram os objetivos da equipa para esta prova?
Os objetivos desta equipa para este campeonato nacional, que foi dividido em dois devido ao número de participantes, eram simplesmente fazê-los rodar.
Apresentámo-nos com uma equipa de vários novatos que fizeram toda a diferença, e também houve um maior número de provas nas várias vertentes que quiseram testar.
Tivemos algumas desistências na participação dos campeonatos nacionais por diversas razões.
FightNews: Quantos atletas levaram a este Campeonato Nacional e em que disciplinas participaram?
Levámos um total de 15 atletas para este Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores.
Competiram nas várias vertentes desportivas e tradicionais, tais como semi kempo, light kempo, submissão, rumble kids, no gi, FMV, entre outras.
Imagem cedida Nuno Grilo
FightNews: Quais foram os maiores desafios enfrentados na preparação e durante a competição?
Os maiores desafios são sempre os mais difíceis de trabalhar: a motivação, mantê-los focados nos treinos, fazer com que trabalhem as várias componentes desportivas, não faltarem aos treinos a não ser por motivos familiares, escolares ou de saúde.
Tentar evitar lesões que comprometam o atleta em competir, entre outras mais.
FightNews: O que representa este campeonato para o crescimento da secção de Kempo da UDCAS?
Este campeonato vem no seguimento do primeiro, que foi o Campeonato Nacional de Formação em Penafiel. Tínhamos de continuar a fazer um excelente trabalho, pelo facto de os nossos kids, como sempre, terem elevado — e muito — a fasquia na classificação geral.
Estes guerreiros merecem, e muito, tudo de bom que tem acontecido com esta equipa nestes últimos campeonatos.
São únicos e os melhores.
Imagem cedida Nuno Grilo
FightNews: Por fim, que mensagem gostaria de deixar aos atletas, pais, treinadores e todos os que apoiam a UDCAS no seu trabalho com o Kempo?
Quero, acima de tudo, agradecer a todos os pais e familiares que nos têm acompanhado nestas deslocações longínquas, por acreditarem que, se o ser humano quiser, tudo se consegue.
Para os meus guerreiros, a única palavra que tenho para eles é orgulho.
Para os meus treinadores, quero deixar uma palavra de sincero agradecimento, por tudo o que têm feito e por acreditarem que somos capazes de mudar o mundo.
Não querendo individualizar os que estão comigo, mas quero agradecer em especial à minha treinadora dos kids, Érica Aleixo, pelo excelente trabalho que tem feito com esses energéticos guerreiros.
Agradecer, de igual modo, na pessoa da nossa Presidente Ana Castro Gomes, a toda a direção pelo acompanhamento nesta modalidade.Por último, quero dizer a todos que somos vice-campeões nacionais e que continuamos na corrida pelo melhor desempenho desportivo.
RESPECT