No passado dia 24 de maio, a cidade de Penafiel recebeu o Campeonato Nacional de Formação da Federação Portuguesa de Kempo, e a equipa da UDCAS-Kempo apresentou-se com um grupo coeso e determinado de 19 atletas. O resultado? Um total de 34 medalhas conquistadas e ainda a distinção de Cartão Branco de Fair Play entregue ao jovem atleta Santiago Pereira. Em entrevista ao Fight News Portugal, a equipa técnica da UDCAS faz o balanço desta grande prestação e partilha o trabalho que está por trás de cada vitória.
FightNews: Como avalia o desempenho global da equipa UDCAS-Kempo no Campeonato Nacional de Formação em Penafiel?
De uma forma geral, estiveram todos muito bem. Mais uma vez, afirmámo-nos como a melhor equipa nacional a nível desportivo nestes escalões.
Os nossos atletas demonstraram um nível técnico e competitivo excecional, assim como uma atitude exemplar dentro e fora do tatami. Os resultados obtidos são fruto de um ótimo trabalho destes atletas mais novos, que revelaram muita vontade de vencer, espírito de equipa e de amizade. Este Campeonato Nacional foi o reflexo de bons resultados.
FightNews:O que significa para si e para a equipa conquistar 34 medalhas num único campeonato?
O espírito é sempre fazer o melhor que sabem e que conseguem. Isso tem sido notável e a consequência foram as medalhas conquistadas.
Não se pode pedir mais quando o trabalho feito em treino é retratado em competição. É um enorme motivo de orgulho. Contudo, mais do que a quantidade de medalhas, estes resultados mostram a consistência e a dedicação destes atletas de formação.
Imagem instagram
FightNews:Houve algum momento marcante durante a competição que queira destacar?
Existiram vários, mas gostaria de destacar a entrega do cartão branco ao nosso atleta Santiago Pereira. Foi um gesto de fair play que simboliza os valores que queremos transmitir.
Além disso, gostaria de destacar o desempenho do nosso atleta Rodrigo Farinha, que tem sido o espelho da dedicação e da evolução. Em cada treino e competição, mostra que com trabalho e empenho tudo é possível.
FightNews: Participaram 19 atletas da UDCAS neste campeonato. Como foi feita a preparação destes jovens para esta prova?
A preparação é feita através de trabalho contínuo ao longo de toda a época.
Treinos focados na parte técnica e física são essenciais, assim como o trabalho mental. Há sempre um acompanhamento traçado para cada atleta, de forma a promover e melhorar as dificuldades de cada um.
São treinos de muito contacto e coordenação motora, mas acima de tudo, o ambiente de motivação e entreajuda é a chave para que os nossos “kids” se sintam preparados e tenham garra para se superarem.
FightNews:Que importância tem a atribuição do cartão branco de Fair Play ao atleta Santiago Pereira para a equipa?
Tem uma importância enorme. O cartão branco é uma distinção rara e muito valiosa, pois reconhece o comportamento ético no desporto.
Para nós, é um sinal claro de que estamos a formar não só atletas competentes, mas também pessoas de carácter, e neste campeonato isso refletiu-se com o gesto do Santiago.
FightNews: Como é que a UDCAS-Kempo trabalha os valores do desporto, como o respeito e o fair play, junto dos seus atletas mais jovens?
Estes valores são trabalhados desde o primeiro momento. Fazem parte do nosso ADN.
Incentivamos o respeito mútuo, a humildade na vitória e a dignidade na derrota. Através de várias dinâmicas ao longo da época, conseguimos reforçar estes princípios dentro e fora do tatami.
FightNews:Quais são os próximos objetivos da UDCAS-Kempo após este resultado no campeonato nacional?
O objetivo é continuar a evoluir.
Vamos preparar os atletas para novas competições, consolidar esta trajetória e chegar ainda mais longe. Queremos fazer cada vez mais e melhor.
Imagem Instagram
FightNews:Por fim, o que gostaria de dizer a todos os que fazem parte desta 'família' UDCAS-Kempo após este grande resultado?
Um enorme obrigado ao nosso auxiliar Rui Martins, pelo apoio exímio ao longo de toda a competição.
Este resultado é de todos: dos kids, dos treinadores e dos pais. Sem o compromisso e o espírito de equipa de cada um, nada disto seria possível.
Somos, de facto, uma família. E juntos mostramos que com trabalho, união e paixão pelo que fazemos, tudo é possível.