Daniela Januário é um dos nomes em ascensão no boxe português. Representando o Recreativo Águias da Musgueira, a atleta teve um ano de 2024 recheado de conquistas e aprendizagens. Em entrevista, Daniela falou sobre os desafios enfrentados, a importância de representar Portugal, e partilhou a sua visão sobre o futuro do boxe feminino no país.
FightNews: Como avalias o teu ano de 2024 no boxe? Foi dentro das tuas expectativas?
Daniela Januário: Para mim, o ano de 2024 foi cheio de desafios e aprendizagens. Tudo aconteceu dentro das minhas expectativas, pois consegui conquistar todos os títulos e vencer todos os campeonatos em que participei. Isso foi possível porque treinei bastante para obter os melhores resultados. Para mim, 2024 foi um ano muito bom, mas espero que 2025 seja ainda melhor!
FightNews: Quais foram as maiores aprendizagens ou desafios que enfrentaste ao longo do último ano?
Daniela Januário: Para mim, o meu maior desafio foi lutar contra mim mesma. Combater os meus medos e receios e dar o melhor de mim para ser cada dia melhor. Mesmo sendo jovem, sei que, se quero fazer do boxe o meu futuro, preciso abdicar de muitas coisas para ser recompensada.
FightNews: Como descreverias a importância de representar Portugal a nível internacional? O que isso significa para ti como atleta?
Daniela Januário: É um enorme orgulho representar e honrar Portugal, que é um dos meus maiores objetivos. Porém, acima de tudo, representar o clube de onde venho, o Recreativo Águias da Musgueira. Para mim, significa muito representar o meu país, e sempre o farei com muito orgulho e paixão.
Imagem Instagram
FightNews: Quais são os teus principais objetivos e ambições para 2025? Há algum campeonato ou evento específico em que esperas competir?
Daniela Januário: Este ano, pretendo participar em várias competições, tanto a nível nacional quanto internacional. Quero fazer o máximo de combates possíveis e obter os melhores resultados, pois vou treinar para isso. Não há nenhuma competição específica em que eu queira participar. Desejo apenas encontrar boas adversárias e aprender muito mais.
FightNews: Como vês o futuro do boxe feminino em Portugal? Que conselhos darias a jovens atletas que querem seguir o mesmo caminho?
Daniela Januário: Na minha opinião, o boxe feminino em Portugal tem evoluído ao longo dos anos, e, se nós, mulheres, mostrarmos a nossa força e dedicação, podemos ter um futuro brilhante. O boxe não é, e nunca será, um desporto fácil. Exige muita garra, determinação e, essencialmente, esforço, porque, se não formos nós a nos esforçar, ninguém mais o fará.
Imagem Instagram
FightNews: Para finalizar, que mensagem gostarias de deixar aos teus fãs e apoiantes que seguem a tua jornada no boxe?
Daniela Januário: Quero deixar a mesma mensagem de sempre: “A palavra impossível foi feita para ser desafiada.” Se têm um sonho, corram atrás! Farei de tudo para orgulhar-vos em 2025.
Determinação e paixão definem Daniela Januário, que vê no boxe mais do que um desporto: uma forma de superar limites e inspirar outros. Com os olhos postos no futuro, ela promete fazer de 2025 um ano ainda mais memorável e continuar a desafiar o impossível.
Imagem Instagram