
Carlos Cobrinha fez valer o seu treino e experiência ao triunfar no Lisboa Open de Jiu Jitsu, evento realizado pela IBJJF. O campeonato exigiu foco total e o atleta explica como superou as dificuldades e os momentos mais desafiadores que enfrentou no caminho até o pódio.
Sobre a estrutura do evento
Para Cobrinha, a estrutura foi um dos pontos altos da competição. “Este evento tem sempre uma estrutura grandiosa. Os eventos da IBJJF sempre seguem um padrão elevado. Havia áreas específicas para os faixas pretas se prepararem e darem instruções, o que facilitou bastante. Além disso, o cronograma foi respeitado e o evento trouxe muitos atletas internacionais, proporcionando combates de alto nível”, comentou o atleta e treinador da Carlos Cobrinha BJJ.

A presença de competidores de diversas nacionalidades também foi destacada pelo atleta: “Tivemos muitos atletas da Europa, Brasil, Estados Unidos… foi um grande encontro de talentos. Este tipo de evento é essencial para a preparação para competições internacionais, como o Europeu”, afirmou.
Expectativas e estratégia
Quando questionado sobre as suas expectativas, Cobrinha foi direto: “O meu foco é sempre ganhar, não por soberba, mas porque a cabeça tem que estar preparada para isso. Claro que, mesmo com toda a preparação, há fatores imprevistos numa luta. É sempre uma questão de detalhes, e às vezes um segundo de descuido pode colocar tudo a perder. Felizmente, a confiança que adquiri com o treino permitiu-me acreditar que era possível chegar ao pódio.”
Sem conhecer os adversários, Carlos comentou sobre o frio na barriga que isso traz e a estratégia que adota. “Não costumo pesquisar sobre adversários para não me distrair. Prefiro ir com a minha estratégia em mente, o que me deixa mais focado. Desta vez, não conhecia os meus dois oponentes, o que trouxe uma adrenalina extra, já que não sabia o que esperar.”

Momentos desafiadores e superação
Cobrinha descreveu ainda os momentos mais desafiadores que enfrentou, em especial durante a segunda luta: “Na primeira fase da luta, acabei por me descuidar e o adversário encaixou um triângulo muito bem feito, variando com tentativas de torção no braço. Nesse momento, lembrei-me dos treinos e da paciência que pratico com os meus alunos quando eles me colocam em posições difíceis. Consegui manter a calma e sair do triângulo, mas sabia que precisava recuperar a pontuação para vencer. Felizmente, consegui alcançar o resultado desejado”, contou o atleta.
Cobrinha acredita que a preparação física foi fundamental para manter o ritmo mesmo nas situações de pressão. “Foi essencial ter o gás para continuar bem na luta, mesmo depois de um desgaste inicial. Além disso, cuidados como dormir bem, alimentar-me corretamente e gerir o peso fizeram a diferença”, explicou.

Agradecimentos e próximos passos
O atleta fez questão de agradecer a todos que o apoiaram. “Primeiro, à minha família, que é a base de tudo. A minha esposa e filho dão-me muita força. Aos meus alunos e colegas de treino, que me desafiam diariamente e me ajudam a crescer. O meu fisioterapeuta, Rafael Calafange, que já me salvou algumas vezes, e o Ítalo Vilardo, meu preparador físico, que trouxe uma abordagem mais científica aos meus treinos. Graças a eles, sinto-me mais forte e preparado.”
E, sem muito tempo para descanso, Cobrinha já está de volta aos treinos, de olho nas próximas competições: “A luta continua, e já comecei a preparação para os próximos desafios”, finalizou.