Na primeira vez que pisou os tatamis do prestigiado evento ADCC, Anderson Santana não só brilhou como surpreendeu ao vencer a categoria absoluta do evento realizado em Lagos, Portugal, em 2025. Atleta com mais de 13 anos dedicados ao jiu-jitsu, Anderson fala com entusiasmo sobre esta experiência marcante, partilha os bastidores emocionais e mentais da sua performance, e revela o que vem a seguir.
Imagem Instagram
FightNews: Foi a tua primeira vez a competir num evento do ADCC. Como descreves essa experiência?
Sim, foi a primeira vez que lutei num evento do ADCC. Eu só consigo dizer que foi incrível. Nunca tinha sentido uma adrenalina tão boa quanto essa. São mais de 13 anos de jiu-jitsu, e nunca tinha sentido algo assim.
FightNews: Que significado tem para ti alcançar estes resultados logo na tua estreia neste evento tão prestigiado?
Eu estou imensamente feliz. Sinceramente? Eu não esperava ir tão longe, por mais que eu confiasse no meu jogo e no meu estilo de luta. Mas sim, eu estava muito determinado a vencer.
Imagem Instagram
FightNews: Apesar do excelente desempenho, ficaste em segundo lugar na categoria -98 kg. O que achas que faltou para conquistar o ouro nessa divisão?
Então, não acho que tenha faltado nada. O mérito é realmente do meu oponente, que lutou melhor do que eu. No entanto, acho que poderia ter sido um pouco mais estratégico e usar mais a minha condição física a meu favor. Acredito que poderia ter-me doado mais.
FightNews: Depois dessa final, como encontraste energia mental e física para lutar e vencer o absoluto?
Eu encontrei essa força principalmente nas pessoas que confiaram em mim para estar ali. O meu professor do Brasil conversou comigo por WhatsApp e deu-me bastante força. Já o meu professor em Portugal, o também competidor Victor, fez praticamente uma terapia comigo — deixou-me muito tranquilo. Falámos um pouco sobre os erros, e já voltámos com outra cabeça para o absoluto. A minha mente estava muito boa. Eu tinha a certeza que iria avançar!
Imagem Instagram
FightNews: O que esperas alcançar a seguir? Já tens planos para outras competições de alto nível?
Sim. A próxima competição de alto nível será o Europeu NoGi, em Itália. Vou reservar bastante energia e focar nele. A meta é levar a minha categoria, mas provavelmente irei também para o absoluto. Antes disso, terei outros campeonatos aqui em Portugal — Lisboa, Porto e por aí vai.
FightNews: Por fim, que mensagem gostarias de deixar a todos aqueles que te apoiam, te acompanham e admiram o teu percurso como atleta?
Eu só queria dizer a todos que jamais desistam dos seus sonhos. Eu, ainda na faixa azul, idealizei que um dia venceria o ADCC — e esse dia chegou. Melhor do que eu sonhei, inclusive. Nós sempre podemos alcançar os nossos objetivos. Depende do quanto você realmente quer aquilo. E obrigado a todos os envolvidos. Em breve teremos mais novidades!
Imagem Instagram