"Estou cada vez mais perto de chegar a uma forma que nunca tive antes"
O pugilista Arménio Reis sagrou-se vencedor da Taça de Portugal de Boxe 2025, consolidando-se como um dos nomes em ascensão no panorama nacional. Com uma abordagem centrada no processo e uma equipa técnica multidisciplinar a seu lado, Arménio projeta agora o futuro com ambição e pés bem assentes no ringue.
Foto Nuno Borges e Márcia Estima
Em entrevista à Fight News Portugal, o atleta falou sobre o seu percurso nesta competição, os bastidores da sua preparação e os sonhos que alimenta — entre eles, o de representar Portugal nos Jogos Olímpicos de 2028.
FightNews: Arménio, antes de mais, parabéns pela vitória! O que significou para ti conquistar a Taça de Portugal de Boxe este ano?
Primeiramente, obrigado à Fight News pelo reconhecimento e pela oportunidade que dá tanto a mim como aos atletas de modalidades de combate em geral em Portugal!
Todas as conquistas são importantes, principalmente as provas nacionais como a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional — são sempre marcos destacados no calendário desportivo. No entanto, gosto de retirar um pouco da relevância das provas e focar mais na experiência que retiro de cada uma.
FightNews: Como descreves a tua prestação ao longo da competição? Sentiste que estavas no teu melhor?
Tive uma boa prestação, em que consegui manter o foco e a estratégia ao longo dos combates. Não digo que estivesse no meu melhor, mas sinto que estou cada vez mais perto de chegar a uma forma que nunca tive antes.
FightNews: Como lidaste com a pressão nos momentos decisivos?
Foco na estratégia e no trabalho mental que tenho vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses. Quando o trabalho é bem feito nos bastidores, é mais fácil controlar a pressão nos momentos decisivos.
FightNews: O que consideras ter sido o maior fator para o teu sucesso — treino físico, foco mental, apoio da equipa...?
Sem dúvida, o mais importante é o apoio de toda a equipa que tenho comigo. Os meus treinadores, que me ajudam a crescer todos os dias como atleta; os meus colegas de equipa, que sem eles não seria possível tanta progressão crescente; o meu nutricionista, que mais do que garantir o peso certo, ajuda-me a ter os melhores níveis de energia; os meus fisioterapeutas, que me ajudam a recuperar bem; e a minha psicóloga desportiva, que mantém o meu mental afiado.
FightNews: Onde gostarias de estar como atleta daqui a um ou dois anos?
Daqui a um ano, estar presente em grandes competições internacionais e, a nível de seleções, adquirir as melhores experiências possíveis.
Daqui a dois anos, cumprir o sonho de me qualificar para os Jogos Olímpicos de 2028.FightNews: Por fim, que mensagem queres deixar à tua equipa técnica, colegas de treino e apoiantes?
Agradecer a todos os que me apoiam e me querem bem, mas especialmente a todos os que trabalham diariamente para me ajudar a tornar-me no melhor atleta que consigo ser!
Imagem Instagram