Terça, 24 de Junho de 2025
18°C 21°C
Cascais, 11
Publicidade

“O esforço diário faz a diferença”: Henrique Jesus brilha no Cascais Jiu Jitsu Challenge

Dupla conquista: 1.º lugar na categoria, 2.º no absoluto

Redação
Por: Redação Fonte: Redação Fight News
10/06/2025 às 09h49
“O esforço diário faz a diferença”: Henrique Jesus brilha no Cascais Jiu Jitsu Challenge
Instagram

Henrique Jesus após o Cascais Jiu Jitsu Challenge: “Persistam quando ficar difícil”

 

Com um percurso marcado por trabalho árduo, foco mental e espírito de equipa, o atleta Henrique Jesus destacou-se no Cascais Jiu Jitsu Challenge, conquistando o 1.º lugar na sua categoria e o 2.º lugar no Absoluto. Nesta entrevista exclusiva, o atleta do Boavista FC Jiu-Jitsu partilha a sua visão sobre os resultados, os desafios superados e os objetivos futuros.

FightNews: Como te sentes após conquistares o 1.º lugar na tua categoria e o 2.º lugar no Absoluto no Cascais Jiu Jitsu Challenge?

Estou bastante satisfeito com estes resultados. Vencer na minha categoria reflete o trabalho duro que temos feito na academia e que a estratégia que definimos contra cada adversário foi a certa. Sobre o segundo lugar no absoluto, é sempre um desafio enfrentar adversários maiores e mais pesados, por isso considero um resultado muito positivo. Claro que o objetivo era o ouro, mas isso só reforça o meu empenho em trabalhar todos os dias até conquistar esse resultado.

Imagem Instagram

FightNews.Entraste neste torneio com expectativas de alcançar estes resultados?

Entrei com mentalidade para ganhar. Trabalhámos muito na preparação técnica, física e mental exatamente com esse objetivo. Sei perfeitamente que no Jiu-Jitsu basta uma distração para tudo mudar, por isso mantive o foco máximo durante cada luta, para minimizar a margem de erro.

FightNews: O que destacarias na tua performance ao longo do torneio?

Destacaria a consistência. Consegui executar o plano de jogo que defini e manter um bom ritmo e pressão ao longo das lutas. Isto só foi possível graças ao trabalho físico e à gestão de energia entre lutas.
A nível técnico, ao longo do ano temos trabalhado pontos específicos do meu jogo que precisavam de melhoria. Neste campeonato senti-me bastante confiante no jogo em pé e consegui manter um estilo de luta mais agressivo e ativo, à procura da finalização.

Imagem Instagram

FightNews: Que importância tem este resultado para o teu percurso competitivo no Jiu Jitsu?

É um resultado muito importante, especialmente a nível mental. Tenho vindo a trabalhar com a minha psicóloga desportiva na gestão da ansiedade pré-competição, e neste torneio consegui testar e manter o controlo emocional. Isso dá-me confiança extra para encarar os próximos desafios com mais foco e determinação.

Imagem Instagram

FightNews: Já tens outros objetivos ou competições em vista para o resto da época?

Tenho algumas competições pelo caminho, mas o foco principal está em três grandes campeonatos: o Nacional Open, o Europeu de 2026 e o Mundial de Masters, também em 2026. Vou continuar a trabalhar para chegar lá em grande forma, física e mentalmente.

Imagem Instagram

FightNews: Por fim, que mensagem gostarias de deixar a todos os que te apoiaram nesta jornada?

Quero agradecer em primeiro lugar ao Boavista FC Jiu-Jitsu e ao meu professor e amigo, Eurico Teixeira, que me orienta, corrige os meus erros (o que acontece bastante) e me desafia a elevar o meu nível.
O Jiu-Jitsu pode parecer um desporto individual, mas a confiança em cada passagem de guarda, raspagem e finalização nasce das horas de treino em equipa. Por isso, agradeço a todos os meus parceiros de treino — o vosso apoio faz toda a diferença.
Em especial ao Atílio Coelho e Ruca Costa, que me ajudam diariamente a aprimorar pontos-chave no meu jogo.
Ao meu amigo Joel Costa “Toquinho”, que embora treine numa equipa diferente, continua a ser um apoio fundamental.

Imagem Instagram

Um reconhecimento especial aos profissionais que me acompanham de forma a poder dar o meu máximo em cada treino e competição:

  • Ao nutricionista Arthur Paixão, que desenterrou a minha vontade de competir e garante que o meu rendimento e recuperação estão sempre otimizados;

  • À psicóloga desportiva Jaciara Alves, pelo apoio mental e por me equipar com ferramentas essenciais à minha performance;

  • Ao preparador físico Augusto Moraes, por me fortalecer e ajudar a prevenir lesões — o que me permite chegar a cada luta no meu melhor nível.

À minha família e amigos, obrigado pelo apoio constante, pelos incentivos e por estarem sempre comigo a cada desafio.

Imagem Instagram

Aproveito para deixar um incentivo especial aos atletas amadores de Jiu-Jitsu em Portugal:

“Eu sei o quanto custa treinar depois do trabalho, encaixar treinos em horários complicados e lidar com recursos e apoio limitados. Persistam quando ficar difícil, adaptem o vosso plano e sigam em frente. Acreditem que o esforço diário e o treino em equipa faz toda a diferença. Apoiem-se mutuamente e nunca deixem de lutar pelos vossos sonhos!”

Imagem Instagram

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias