Com apenas 15 anos começou a competir e desde então nunca mais parou. Hoje, Márcio Cardoso, pugilista português, soma conquistas e reconhecimento além-fronteiras, como o mais recente prémio de melhor atleta masculino elite no torneio internacional Vila Open Marín, em Espanha.
Num momento de clara ascensão na carreira, Márcio partilhou connosco as suas origens no boxe, os marcos recentes e a ambição de ser o primeiro português a conquistar uma medalha olímpica na modalidade. Uma conversa onde se sente a força da humildade e o foco de quem quer deixar uma marca no desporto nacional.
Imagem Instagram
FightNews: Como foi o teu primeiro contacto com o boxe? O que te atraiu na modalidade?
Márcio Cardoso: Tive um familiar que praticou boxe há muitos anos, que até chegou a competir com o falecido Alcino Palmeira. Ele falava-me que queria meter-me no boxe e, com os meus 14 anos, comecei a praticar.
FightNews: Quando percebeste que querias levar o boxe a sério e torná-lo parte central da tua vida?
Márcio Cardoso: Isso foi uma questão de tempo. Aliás, o boxe é uma coisa que se aprende a gostar. E eu, com o passar do tempo, aos 14 anos comecei a treinar e aos 15 comecei a competir. Foi a partir daí que nunca mais parei.
Imagem Instagram
FightNews: No fim de semana estiveste em competição no torneio internacional Vila Open Marín, em Espanha. Como avalias a tua prestação?
Márcio Cardoso: Bem, fiz dois grandes combates. O primeiro só durou um round e o segundo não acabou o terceiro round. Foi um torneio internacional muito bom, onde acabei por ser eleito o melhor atleta elite.
Imagem Instagram
FightNews: Foste eleito o melhor atleta masculino elite do torneio. O que significa para ti receber esse reconhecimento?
Márcio Cardoso: Significa muito. É sinal de que estamos a trabalhar bem e que estamos a levar o boxe português longe. Porque, de entre mais de 500 atletas, fui o escolhido. Isso mostra muita admiração pelo meu trabalho.
Imagem Instagram
FightNews: Quais são os teus principais objetivos no boxe a curto e médio prazo?
Márcio Cardoso: Um dos principais objetivos é conseguir ser um atleta da AIBA e também conseguir ser o primeiro português a conquistar uma medalha olímpica.
Imagem Instagram
FightNews: Por fim, que mensagem gostarias de deixar a todas as pessoas que te acompanham, apoiam e acreditam no teu percurso?
Márcio Cardoso: Que nunca deixem de acreditar em mim, porque isso torna-me mais forte. E, no que depender de mim, irei levar a nossa bandeira ao mais alto patamar.