
A equipa Rubik Jiu Jitsu marcou presença no evento MSC de Jiu Jitsu, realizado no último dia 22 de fevereiro, levando seis atletas para a competição. Com um desempenho sólido, a equipa conseguiu duas medalhas de ouro e três medalhas de prata, demonstrando a qualidade do seu trabalho e a evolução dos seus atletas. Em entrevista, a equipa partilhou a sua visão sobre a competição, os desafios enfrentados e os planos para o futuro.
FightNews: Como foi o desempenho da equipa no MSC de Jiu Jitsu? Esteve dentro das expectativas ou houve alguma surpresa?
Rubik Jiu Jitsu: Tivemos em competicao 6 atletas, 3 conseguiram o segundo lugar na categoria, 1 conseguiu o primeiro na categoria e 1 conseguiu o primeiro no absoluto. No geral, foi uma participação com um saldo bastante positivo. Foi uma competição com categorias com muitas lutas. Cada um para chegar onde chegou fez em media 4 lutas.


Imagem Instagram
FightNews: Quais foram os grandes destaques da equipa neste campeonato? Algum atleta superou desafios inesperados ou teve uma performance especialmente marcante?
Rubik Jiu Jitsu: Todos se destacaram, tendo em conta os que foram campeões, mas também os que ficaram em segundo lugar, pois são estreantes, cada um com apenas dois ou três campeonatos até agora. Logo, foi um resultado bastante positivo para a equipa.
FightNews: Quais são os principais objetivos da equipa para a época de 2025? Há competições específicas onde pretendem marcar presença e consolidar o trabalho da Rubik Jiu Jitsu?
Rubik Jiu Jitsu: Em 2025, como já é habitual, o foco principal serão os campeonatos da FPJJB. Contudo, tentamos sempre manter uma agenda de competições frequentes, participando em eventos a cada dois meses, no mínimo. Por isso, iremos também marcar presença em alguns campeonatos que estão na plataforma Smoothcomp.

Imagem Instagram
FightNews: Como avaliam o crescimento da equipa e o nível competitivo dos atletas? Que aspetos consideram essenciais para a evolução da Rubik Jiu Jitsu no futuro?
Rubik Jiu Jitsu: Em termos competitivos, a equipa tem crescido muito nos últimos três anos. Não somos uma equipa muito grande, mas tentamos sempre entrar nos campeonatos com atletas bem preparados e, acima de tudo, tecnicamente fortes no Jiu Jitsu. Para continuar a evoluir, um dos aspetos essenciais a treinar este ano é incentivar os alunos a fazerem um maior trabalho físico fora das aulas. As nossas aulas são muito técnicas e com bastante 'rola', mas a preparação física deve ser feita de forma complementar.

Imagem Instagram
FightNews: Por fim, que mensagem gostariam de deixar aos atletas que representaram a equipa e à comunidade do Jiu Jitsu que vos acompanha e apoia?
Rubik Jiu Jitsu: A mensagem que deixamos para os nossos atletas e para todos os que nos acompanham é que continuem focados e bem treinados, independentemente das competições que surjam. O importante é estar sempre preparado. Quanto mais competirem, mais fluidez terão no vosso Jiu Jitsu. Compitam muito, porque é isso que precisamos para elevar cada vez mais o nível da modalidade em Portugal. Estruturem os vossos treinos e competições para conseguirem evoluir de forma contínua.
Com esta abordagem focada na técnica e na preparação constante, a Rubik Jiu Jitsu segue determinada a crescer e a consolidar-se no cenário competitivo do Jiu Jitsu nacional. Fiquem atentos às próximas competições e ao desenvolvimento da equipa!