Jiu Jitsu Hemerson Santos
Entrevista com Hemerson Santos: Campeão do Cascais Jiu-Jitsu Challenge Pro
O campeão do Cascais Jiu-Jitsu Challenge Pro reflete sobre os desafios superados.
20/11/2024 16h27
Por: Redação Fonte: Redação Fight News
Instagram

O Cascais Jiu-Jitsu Challenge Pro trouxe momentos de pura emoção e destacou o talento de muitos lutadores de Jiu Jitsu de Portugal. Entre eles, Hemerson Santos, o grande vencedor da competição que partilhou connosco a sua experiência, desde os desafios enfrentados na prova até à paixão que o move a continuar a evoluir no Jiu-Jitsu. Numa conversa sincera, o atleta revelou os bastidores da sua jornada, as estratégias adotadas e as motivações que o inspiram a alcançar novos patamares.

FightNews: Como se sente após conquistar a vitória no Cascais Jiu-Jitsu Challenge Pro?

Hemerson Santos: Essa vitória foi muito importante para mim, porque o processo para alcançá-la foi muito duro. Acho que nada vem fácil, e esta conquista estava longe disso. Tive combates muito duros mesmo. Houve momentos em que cheguei à exaustão de tanto esforço, mas sinto-me muito, mas mesmo muito feliz com esta vitória. Estou extremamente realizado, precisava muito desta conquista.

Imagem Instagram

FightNews: A final contra Gonçalo Pereira foi muito disputada. Pode contar-nos como foi enfrentar este desafio?

Hemerson Santos: Este adversário, em particular, é muito forte. Acho que ele era o favorito do GP, e não é por acaso. Ele tem muito Jiu-Jitsu para mostrar, é muito agressivo, e o público viu o espetáculo que ele deu. É um lutador muito ofensivo e talentoso. Foi extremamente difícil enfrentá-lo. O combate ficou empatado (1 a 1), e os juízes decidiram dar-me a vitória. Foi uma luta duríssima, e tenho a certeza de que vou encontrá-lo muitas vezes no futuro. Cada encontro será uma autêntica guerra.

FightNews: Qual foi a sua estratégia para o torneio?

Hemerson Santos: A estratégia, para mim, é sempre ganhar, aproveitar os erros do adversário e trabalhar em cima disso. Contudo, o meu objetivo principal foi divertir-me. Trabalhei muito para estar ali e queria mostrar o meu Jiu-Jitsu aos meus professores e aos meus alunos. Portanto, a estratégia foi demonstrar um pouco do que consigo fazer nos treinos e na academia. É sempre tentar impor o meu jogo, independentemente do adversário ser mais forte ou mais rápido. Claro que nem sempre conseguimos executar tudo, mas esta foi a minha abordagem: ir para a frente e dar o meu melhor.

FightNews: Pode partilhar um pouco sobre o início da sua jornada no Jiu-Jitsu? O que o levou a escolher esta modalidade?

Hemerson Santos: Comecei no Jiu-Jitsu para impressionar uma rapariga. É engraçado pensar nisso agora, passados 12 ou 13 anos. Inicialmente foi por isso, mas assim que entrei no tatame pela primeira vez, tudo mudou. Tinha 16 anos e, a partir desse momento, o Jiu-Jitsu tornou-se um refúgio, um lugar seguro onde podia ser eu mesmo. Senti-me completamente à vontade e confortável, e hoje é onde quero passar a maior parte do meu tempo. Foi no Jiu-Jitsu que conheci algumas das pessoas mais importantes da minha vida.

FightNews: O que o motiva a continuar a competir e a evoluir no Jiu-Jitsu?

Hemerson Santos: Os meus professores são a minha principal inspiração. Tive a sorte de sempre treinar com professores que também competem. Isso fez uma grande diferença. Ver o nível de Jiu-Jitsu que eles têm, como o professor Daniel e o professor Hugo, inspira-me a querer ser melhor. Quando treinamos com os melhores, queremos alcançar algo semelhante e mostrar o que aprendemos. Treino para isso, e sei que vou continuar até lá chegar.

FightNews: Para finalizar, que mensagem deixaria aos jovens que estão a começar no Jiu-Jitsu ou a quem tem interesse em conhecer mais sobre esta arte suave?

Hemerson Santos: Para quem está a começar, sonhem e não desistam. A caminhada é difícil, há momentos em que vão querer parar, em que não vai apetecer treinar, mas não desistam. Como o meu professor sempre diz: é difícil, mas vale a pena. Não falo apenas em termos financeiros, mas na sensação de realização pessoal e nas conexões que criamos. O Jiu-Jitsu é mais do que um desporto; é um estilo de vida que salva vidas. Salvou a minha.

A quem pretende começar, aconselho vivamente a experimentar. Façam uma aula numa, duas ou três academias, até encontrarem um ambiente onde se sintam à vontade. Vão ver que não se arrependem. O Jiu-Jitsu é um estilo de vida saudável e traz benefícios incríveis. Sejam corajosos e tentem – vale muito a pena!

Imagem Instagram

Imagem Instagram