O jovem lutador Alex Cruz, atleta da categoria Featherweight (-65,8 kg), conquistou recentemente o primeiro lugar no Campeonato Nacional de MMA, redimindo-se da edição anterior e mostrando evolução dentro da cage. A vitória chega num momento decisivo da sua carreira, com o próximo desafio já marcado para 5 de julho, no AFC 2, em Quarteira, onde enfrentará um adversário invicto.
Em conversa com a Fight News, Alex falou sobre o significado desta conquista, os desafios superados, a preparação para o próximo combate e os seus objetivos no mundo do MMA.
Imagem Instagram
FightNews: O que significou para ti conquistar o primeiro lugar no Campeonato Nacional de MMA na categoria Featherweight?
Significou muito, especialmente nesta categoria, pois pude, de certa forma, redimir a minha derrota no nacional do ano passado. É uma honra poder competir e sair por cima contra o melhor que o país tem para oferecer a este nível.
Imagem Instagram
FightNews: Quais foram os maiores desafios que enfrentaste durante o nacional?
O maior desafio que tive de ultrapassar foi um corte que ocorreu devido a um choque acidental de cabeças na primeira luta. Na segunda luta o corte em si não me afectou, mas sabia que havia um grande risco de pararem o combate e tive de passar o tempo todo a protegê-lo, comprometendo de certa forma o meu modo de lutar.
Imagem Instagram
FightNews: Menos de um mês depois do nacional, vais subir novamente à cage no AFC 2. Como tem sido gerir a recuperação e preparação entre estas duas competições exigentes?
Antes de mais, queria salientar o orgulho que me dá representar Portugal contra Inglaterra no AFC 2, especialmente sendo campeão nacional. Eu estou sempre em forma e sempre a treinar, então não foi preciso alterar muito, apesar do tempo curto entre lutas. Possivelmente não tive tanto tempo para preparar para este oponente em específico, mas isso vou apurando agora até à luta, e tenho por base todo o trabalho que foi feito para lutar no nacional, garantindo que estou mais do que pronto.
FightNews: Que tipo de adversário esperas encontrar no AFC 2? Já tens alguma informação?
Estou à espera de um adversário muito agressivo e completo. Já vi várias lutas dele e sei que ele é invicto no MMA, então vai entrar confiante e pronto para tudo. Mas eu também estou pronto para absolutamente tudo dentro daquela jaula, então não acredito que ele possa trazer algo que me surpreenda.
Imagem Instagram
FightNews: Sentes que esta conquista no nacional te deu mais confiança ou motivação extra para o próximo combate?
Sim e não. Todo o combate acrescenta experiência e sinto que cada luta leva a uma evolução natural. Mas a minha confiança vem de todo o trabalho que é feito por detrás e não me sinto diferente agora em relação a uma semana atrás — simplesmente mais experiente e, devido a isso, cada vez mais preparado.
FightNews: Quais são os teus objetivos a curto e médio prazo dentro do MMA?
Os meus objetivos a curto prazo são ganhar o AFC 2 e ganhar o Mundial da IMMAF este ano. Passando daí, honestamente não pensei, pois todo o meu pensamento, foco e trabalho têm sido orientados para me sagrar campeão mundial. Os passos depois não os sei, mas acredito que me levarão até onde sonho estar: no UFC, com um título.
Imagem Instagram
FightNews: Por fim, que mensagem gostarias de deixar a quem te tem apoiado — equipa, amigos e família ?
A única mensagem que tenho para deixar é uma de eterna gratidão a todos aqueles que me sempre apoiaram ou vieram a apoiar ao longo da jornada. Graças a Deus, tenho uma equipa de suporte incrível que me enche de força e me honra com o seu apoio.