Cascais voltou a ser palco de um dos eventos mais relevantes do calendário nacional de jiu-jitsu. O Cascais Jiu-Jitsu Challenge reuniu centenas de atletas, treinadores e entusiastas num ambiente competitivo e familiar. Em entrevista exclusiva, a organização do evento partilhou connosco os bastidores desta edição, os principais destaques e a visão sobre o crescimento da modalidade.
FightNews: Como foi a experiência de realizar mais uma edição do Cascais Jiu-Jitsu Challenge?
Foi um grande desafio! As expectativas eram muito altas , porque a primeira edição foi um sucesso, então toda gente queria ver se iríamos conseguir manter o mesmo nível do primeiro ! E conseguimos, foi mais um grande evento.
Imagem Instagram
FightNews: Quais foram os principais desafios enfrentados na preparação e execução do evento?
O grande desafio foi mesmo tentar superar os eventos passados, tanto o Campeonato de 2024 como o CJJC PRO que já realizamos duas edições.
FightNews: Que tipo de feedback receberam dos atletas, treinadores e público presente?
Todos os atletas, professores e espectadores, principalmente os que estiveram presentes no Campeonato de 2024, elogiaram bastante a organização do evento e a valorização que damos aos atletas que lutam os nossos eventos. São uma das nossas prioridades.
FightNews: Quantos atletas participaram no total desta edição?
Nesta edição deste ano tivemos cerca de 450 atletas inscritos.
Imagem Instagram
FightNews: Quais foram os grandes destaques competitivos do dia, tanto no masculino como no feminino?
Tivemos vários destaques.
Na categoria faixa azul juvenil, o atleta Afonso Silva, da Academia Mente Blindada, dominou ao conquistar o ouro no peso e no absoluto.
Na faixa preta adulto, o destaque vai para o atleta Gonçalo Pereira, que também conquistou o ouro no peso e no absoluto, levando para casa um cheque no valor de 400€.
Imagem Instagram
Na faixa preta master, tivemos o atleta do Boavista, Henrique de Jesus, que conquistou o primeiro lugar da sua categoria. Mas quem conseguiu o primeiro lugar do absoluto — e o cheque no valor de 250€ — foi o atleta da Focus, Jonathan Neto.
No feminino, a atleta Maria Eduarda, da Academia Mente Blindada, conquistou o ouro da sua categoria na faixa preta adulto.
Imagem Instagram
FightNews: Quais são os próximos objetivos da organização para o Cascais Jiu-Jitsu Challenge?
O Campeonato Cascais Jiu-Jitsu Challenge acontece sempre uma vez por ano, no mês de junho. A nossa organização, que é o BJJ Challenge Tour, tem outros eventos também.
O próximo será no mês de dezembro — o Portugal Jiu-Jitsu Challenge — que já está a ser muito aguardado e com grandes expectativas.
FightNews: Por fim, como veem o crescimento do jiu-jitsu em Cascais e em Portugal nos últimos anos?
O jiu-jitsu em Portugal cresceu bastante a todos os níveis, tanto em número de praticantes como na quantidade de eventos. Neste momento, temos campeonatos de jiu-jitsu todos os meses, o que permite aos atletas testarem-se mais vezes e, assim, conseguirem subir o seu nível.
O jiu-jitsu em Cascais também acompanhou essa evolução. Temos várias academias em Cascais e cada vez mais praticantes.
E nós, sendo de Cascais, sabemos da responsabilidade que temos ao organizar estas competições, com um apoio muito importante da Câmara Municipal de Cascais. Representamos a comunidade do jiu-jitsu de Cascais e de Portugal também.