Quinta, 25 de Junho de 2026
18°C 22°C
Cascais, 11
Publicidade

Cláudia Pires: A Primeira Portuguesa na 10th Sanda World Cup

“Sinto uma responsabilidade ainda maior ao representar Portugal”

Redação
Por: Redação Fonte: Redação Fight News
31/03/2025 às 10h40 Atualizada em 31/03/2025 às 11h05
Cláudia Pires: A Primeira Portuguesa na 10th Sanda World Cup
Instagram

A atleta Cláudia Pires fez história ao tornar-se a primeira portuguesa qualificada para a 10th Sanda World Cup, uma das competições mais prestigiadas do mundo na modalidade. A Taça do Mundo de Sanda da IWUF (SWC) é um evento oficial organizado pela Federação Internacional de Wushu (IWUF), onde participam os melhores atletas de Sanda do Mundo.

Em entrevista exclusiva a fightnews, Cláudia partilhou as suas emoções, expectativas e desafios para esta competição de alto nível.

FightNews: Como recebeste a notícia da tua qualificação para a 10th Sanda World Cup? O que significou para ti esse momento?

Cláudia Pires: Foi um momento bastante emotivo, porque não estava nada à espera desta notícia. Foi um convite repentino, em janeiro, onde literalmente tive de decidir em 2 dias se realmente me queria lançar neste novo desafio. Para mim significou muito, sendo que foi a própria organização do evento que me convidou.

Sanda-World-Cup-Jiangyin-2025

Imagem iwuf.org

FightNews: Sendo a primeira atleta portuguesa qualificada para esta competição, sentes uma responsabilidade acrescida ao representar Portugal num evento de tão alto nível?

Cláudia Pires: Sim. A responsabilidade é sempre acrescida quando vamos para fora representar o nosso país. No entanto, sendo a primeira atleta portuguesa qualificada para este evento, sinto-me com uma responsabilidade ainda maior.

Imagem Instagram

FightNews: A competição reúne as oito melhores atletas de cada escalão de peso. Como vês esse desafio e o nível de adversárias que irás enfrentar?

Cláudia Pires: Este desafio vais ser bastante duro. O nivel delas não se pode comparar com o nosso, uma vez que elas treinam todos os dias, várias horas por dia, e eu treino 2 a 3 vezes por semana, 1h30 a 2h de treino. No entanto, obviamente que, mesmo com este pouco tempo de treino, sinto-me bastante orgulhosa e lisonjeada por ter sido qualificada a estar entre as 8 melhores atletas do mundo.

FightNews: Quais são os teus principais objetivos para esta competição? Tens alguma estratégia específica em mente?

Cláudia Pires: O meu objetivo é ganhar ainda mais experiência e rodagem, dar o meu melhor, abraçando a bandeira Portuguesa que, com todo o orgulho, carrego no peito. A estratégia será tentar fazer o meu jogo, aplicando as técnicas que tenho treinado ao logo do tempo, utilizando as que realmente terão mais efeito em combate. Às vezes o mais simples, é o mais eficaz.

Imagem Instagram

FightNews: O que te levou a escolher o Sanda como modalidade e como tem sido a tua evolução dentro da Seleção Nacional?

Cláudia Pires: Sempre tive interesse em aprender alguma arte marcial. Via os filme de ação como o Jackie Chan e sempre pensava como seria se eu também "soubesse lutar". Entretanto, descobri que havia uma escola de Artes Marciais na vila onde moro, através do meu namorado. Foi ele que me arrastou também um bocadinho, sendo que eu ja tinha um bichinho para experimentar a luta. Fui treinando, e o gosto pela arte do Sanda começou a crescer, até hoje. Após algumas competições, entrei para a Seleção Nacional, onde tambem já representei Portugal em outras competições a nivel Europeu.

Imagem Instagram

FightNews: Que mensagem gostarias de deixar a todas as pessoas que te apoiam e acompanham a tua carreira?

Cláudia Pires: Tenho de deixar um enorme agradecimento. Acho que ainda não encontrei as palavras certas para agradecer todo o apoio que me têm dado. Saber que realmente, ainda há pessoas que torcem por nós, mesmo às vezes não nos conhecendo muito bem, mas mesmo assim não deixam de nos dar força e desejar boa sorte. Estes pequenos gestos fazem toda a diferença e dá-me uma motivação ainda maior para continuar esta jornada. Não deixar de referir que existe uma agradecimento especial aos meus treinadores e colegas de treino, que também fazem de tudo para que possa melhorar um bocadinho mais a cada treino.

Imagem Instagram

Não posso deixar de referir um agradecimento especial aos meus treinadores e colegas de treino, que também fazem de tudo para que eu possa melhorar um bocadinho mais a cada treino. Muito obrigada a todos!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias