
No mundo das artes marciais, a dedicação e a resiliência são elementos fundamentais para o sucesso. Débora Bandeirinha, atleta portuguesa de Wushu Kung Fu, prepara-se para mais um desafio internacional, dia 29 de março, em Rekreativno–sportski centar “Zvornik", Sérvia, e partilhou connosco as suas expectativas e experiências.
FightNews: Como tem sido a tua preparação para este evento? Alguma estratégia especial para enfrentar os adversários sérvios?
Débora Bandeirinha: A minha preparação tem sido bastante complicada devido à perda de peso, mas ela gira em torno de muito treino e de me focar na dieta. Não estou a pensar em nenhuma estratégia em si e mais em deixar o jogo o mais limpo possível para não haver favoritismo. De resto, estou a pensar em tentar trabalhar mais projeções, já que normalmente não é o meu ponto forte.

Imagem Instagram
FightNews: O que significa para ti representar Portugal num evento internacional como este?
Débora Bandeirinha: Para mim, é um orgulho e um sonho conquistado representar o meu país, tanto nesta gala como nos europeus passados.
FightNews: Quais são as principais dificuldades de competir fora de Portugal? O ambiente e as regras mudam muito?
Débora Bandeirinha: Para mim, as maiores dificuldades fora são, sem dúvida, o ambiente. Se não estivermos bem preparados psicologicamente, podemos ir abaixo. As regras não variam, a federação nacional aplica as mesmas regras que são colocadas nos europeus e mundiais.

Imagem Instagram
FightNews: Qual é o teu principal objetivo nesta competição?
Débora Bandeirinha: O meu principal objetivo é fazer o que eu cresci a fazer e sentir que dei tudo de mim, e fazer com que tanto o meu treinador quanto os meus colegas de equipa fiquem orgulhosos da minha prestação.
FightNews: O que te motivou a entrar no mundo do Wushu Kung Fu? Como começou a tua jornada?
Débora Bandeirinha: Eu entrei para o Kung Fu em 2018, vinda do Kenpo, com a minha irmã mais velha. Eu queria escolher outra arte marcial, mas acabei por querer evoluir ao lado dela, então fiquei pelo Kung Fu e comecei a lutar em Sanda.

Imagem Instagram
FightNews: Por fim, tens alguma mensagem para os teus apoiantes e para quem quer seguir os teus passos no Wushu Kung Fu?
Débora Bandeirinha: Para quem me apoia, gostava de dizer obrigado pela paciência, porque eu sei que é complicado estarem sempre a ouvir que eu não posso sair porque estou em dieta ou porque tenho treinos. Para quem quer seguir este tipo de vida, eu sei que não é fácil e que é um caminho muito solitário, mas tentem arranjar pelo menos uma pessoa que esteja ao vosso lado, porque é tudo o que precisam.









